.

domingo, 14 de julho de 2013

Um Líder Recrutado Por Deus


O Líder é o individuo capaz de influenciar pessoas a segui-lo. Há algum tempo vem sido debatida por muitos estudiosos do conceito de liderança a seguinte questão: A liderança é nata ou é desenvolvida? Não podemos responder esta pergunta com precisão, o que podemos afirmar é que algumas pessoas desde a infância através de suas características apresentam predisposição para liderança. Mas em relação a Deus estas características pouco influenciam nas suas escolhas, seus líderes são escolhidos de formas diversificadas, não impondo regras em relação à idade, sexo, qualificação ou até mesmo experiência na área. Acreditamos que o líder quando recrutado por Deus precisa unicamente de duas características: A primeira delas é acreditar nele e nos seus projetos para o seu reino e a segunda é disposição para obedecê-lo. E aí poderíamos interrogar: Essas duas características são suficientes para se tornar um líder? A resposta é não. Essas características nos tornam aptos para sermos selecionados, daí por diante é com Deus. Ele desenvolverá em nós características necessárias em um líder, nos treinando e nos qualificando para o cargo. Lembrando que o tratamento de cada líder é individual, Deus treina um a um de maneiras diferentes.

É interessante analisarmos como nós seres humanos somos diferentes de Deus em relação às nossas escolhas. Quando uma empresa necessita de um ou mais funcionários, na maioria das vezes aciona o departamento de pessoal ou contratam especialistas em Consultoria de RH para fazer o recrutamento e seleção de pessoal. Como a competitividade entre as empresas é bastante acirrada, o objetivo deste recrutamento é captar pessoas qualificadas que estejam aptas para o perfeito desempenho das tarefas. O processo de recrutamento geralmente é feito através de análise de currículos, entrevistas e algumas outras ferramentas de coleta de informações que asseguram a equipe de seleção fazerem as escolhas corretas. Muitas pessoas qualificadas e talentosas são descartadas, por muitas vezes em um processo de recrutamento não terem a oportunidade de mostrar suas habilidades e ou porque em algum momento a vaga foi preenchida por indicação.
Deus não é empresário, mas é dono, administrador e rei desta terra e como tal é bastante exigente, ele mesmo é quem faz o recrutamento e seleção dos seus servos de forma única e especial.
Para o bom funcionamento do seu reino, Deus recruta servos para os mais diversificados serviços. O reino de Deus é organizado, mesmo sendo perfeito e tendo poder para fazer tudo sozinho, Deus é generoso e recruta líderes para o ajudarem nas tarefas do reino.
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça;” (João 15:16)
Ser Recrutado por Deus é um privilégio.

Mônica Bastos Administradora de Empresas, Coach Executiva, Coach de Liderança, Coach Espiritual, Coach Política, Coach Life, Analista Comportamental, Palestrante de Liderança, Professora de Escola Bíblica e Conferencista. 
Mônica Bastos


Um comentário:

  1. Muito bom ver um de meus artigos publicados na Revista Gospel.Obrigada!Que Deus os abençoe sempre.

    ResponderExcluir